Apoio à Comunidade Imigrante

Home / O que Fazemos / Apoio à Comunidade Imigrante

Degabinete-de-apoio-ao-imigrantesde o seu reconhecimento como Associação de Apoio aos Imigrantes e Seus Descendentes em 2008, a BYP tem reforçado o seu trabalho junto da comunidade imigrante na Área Metropolitana de Lisboa, afirmando-se cada vez mais como uma associação de referência no campo da integração dos imigrantes e seus descendentes que constituíram, desde sempre, a maioria dos associados e utentes da BYP.

Neste sentido, a Associação dinamiza um Gabinete de Apoio ao Imigrante em que se concede apoio gratuito no âmbito da regularização e renovação de documentos, se sensibilizam os imigrantes sobre os seus direitos e deveres, e se dinamizam atividades dirigidas às comunidades em sentido alargado, tendo em vista promover os processos de integração dos cidadãos imigrantes e suas famílias. Em 2013, a Associação é a primeira entidade a alcançar, no Concelho de Oeiras, o estatuto de Casa do Cidadão de Cabo Verde, reconhecido e concedido pelo Governo de Cabo Verde.

Entre 2009 e 2011, a BYP promoveu ainda o empreendedorismo imigrante em Caxias, organizando sessões de formação gratuitas na área do empreendedorismo e trazendo especialistas para fazer um acompanhamento personalizado dos negócios criados pelos formandos. Com esta iniciativa, a BYP conseguiu envolver mais de 40 formandos e apoiou o desenvolvimento de vários projetos na comunidade.

Esta iniciativa tem o apoio de: