Intervenção Social

Home / O que Fazemos / Intervenção Social

Apesar de a arte e cultura africana terem estado na génese da fundação da Associação Batoto Yetu Portugal em 1996, a BYP sempre procurou utilizar o seu trabalho artístico como ferramenta para ter um impacto social significativo na vida dos seus jovens. É através da dança, música e cânticos tradicionais africanos que a Associação sempre procurou dar a conhecer as culturas de origem dos seus jovens aos mesmos com o intuito de lhes capacitar com uma maior autoestima, um crescente sentimento de pertença e uma maior competência para que estes se tornem cidadãos ativos e responsáveis na sociedade em que se inserem.

Desde 2006, e em conjunto com diversos parceiros locais, a BYP tem vindo a reforçar e alargar as suas atividades de intervenção social, oferecendo um leque mais alargado de iniciativas e abrangendo um maior número de crianças e jovens.
Entre 2006 e 2018, a BYP trabalhou no Concelho de Oeiras com crianças e jovens em risco de abandono ou insucesso escolar no sentido de lhes dar novos horizontes escolares através de orientação vocacional e construção de projetos de vida que resultam, posteriormente, no encaminhamento para ofertas educativas (regulares ou alternativas).

Sendo complexa e holística a problemática do abandono e insucesso escolar, a Batoto Yetu Portugal envolveu ainda toda a comunidade por forma a criar e oferecer atividades lúdico-pedagógicas nas áreas da dança, música e desporto, entre outras.

Entre março 2019 e dezembro 2020, em parceria com a Associação Jorge Pina e com o apoio do Programa Escolhas, a BYP alargou o seu âmbito de intervenção para a Freguesia de Marvila (Lisboa) onde desenvolve o projeto “Dá-te a Marvila – E7G” com o objetivo de contribuir para a inclusão social de crianças e jovens, dos 6 aos 25 anos, com comportamentos de risco, promovendo o sucesso escolar e o desenvolvimento de competências através do diálogo intercultural, das artes e do desporto, potenciando uma mudança social nos Bairros do Condado e dos Alfinetes.

Esta iniciativa tem o apoio de: