Quem Somos

Home / Sobre Nós / Quem Somos

byp-fotografia-grupo-adultosA Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal (BYP) é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1996 com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. É detentora do estatuto de utilidade pública e é reconhecida pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) como Associação Representativa dos Imigrantes e seus Descendentes.

Tem como alvo primordial os jovens e crianças interessados na cultura africana, provenientes de meios económicos mais ou menos desfavoráveis. A filosofia da associação baseia-se na convicção de que, independentemente das condições económicas e sociais de cada pessoa, o (re)conhecimento e valorização das suas raízes culturais é um fator essencial para a consolidação da sua autoestima e sentimento de pertença.

Desenvolvendo um trabalho de referência no campo da educação não formal, particularmente no domínio da inclusão através da arte e de iniciativas de organização comunitária e promoção da cidadania, a associação contribui para que estas crianças e jovens se tornem líderes confiantes e responsáveis no futuro e se posicionem do ponto de vista sociocultural na sociedade onde vivem, contribuindo para um país mais intercultural, cosmopolita e tolerante.

Ao longo dos seus 20 anos de história, a Batoto Yetu, que significa “as nossas crianças” em Suaíli, ajudou a incluir pelas artes cerca de 1300 bailarinos e músicos, realizando mais de 300 atuações em palcos nacionais e internacionais (Angola, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, Itália, Reino Unido, Senegal), a par de atuações em programas televisivos.

Atualmente conta com 907 sócios, sendo a grande maioria crianças, jovens e seus familiares que acedem e frequentam o espaço da Associação no âmbito das várias atividades.