Desde o seu reconhecimento como Associação de Apoio aos Imigrantes e Seus Descendentes em 2008, a BYP tem reforçado o seu trabalho junto da comunidade imigrante na Área Metropolitana de Lisboa, afirmando-se cada vez mais como uma associação de referência no campo da integração dos imigrantes e seus descendentes que constituíram, desde sempre, a maioria dos associados e utentes da BYP.
Neste sentido, a Associação dinamiza um Gabinete de Apoio ao Imigrante em que se concede apoio gratuito no âmbito da regularização e renovação de documentos, se sensibilizam os imigrantes sobre os seus direitos e deveres, e se dinamizam atividades dirigidas às comunidades em sentido alargado, tendo em vista promover os processos de integração dos cidadãos imigrantes e suas famílias. Em 2013, a Associação é a primeira entidade a alcançar, no Concelho de Oeiras, o estatuto de Casa do Cidadão de Cabo Verde, reconhecido e concedido pelo Governo de Cabo Verde.
O Gabinete de Apoio ao Imigrante, em funcionamento nos Concelhos de Lisboa e Oeiras, presta apoio gratuito nas seguintes áreas:
- Regularização
- Nacionalidade
- Reagrupamento familiar
- Segurança Social
- Retorno voluntário
- Outras
O Balcão da Casa do Cidadão de Cabo Verde permite a emissão das seguintes certidões:
- Registo Criminal
- Certidão de nascimento
- Certidão de casamento
- Certidão de óbito
- Certidão de perfilhação
Entre 2009 e 2011, a BYP promoveu ainda o empreendedorismo imigrante em Caxias, organizando sessões de formação gratuitas na área do empreendedorismo e trazendo especialistas para fazer um acompanhamento personalizado dos negócios criados pelos formandos. Com esta iniciativa, a BYP conseguiu envolver mais de 40 formandos e apoiou o desenvolvimento de vários projetos na comunidade.